4 Pequenas mudanças que modificarão sua vida

Um conhecido poema de Tao Te Ching diz que uma jornada de mil li (unidade de distância equivalente a meio quilômetro) começa com um passo. Esse pensamento humilde reflete o poder que a sucessão de pequenos atos ou gestos pode exercer quando seguem uma direção coerente.

É também uma imagem esclarecedora que deve ajudar a resgatar a vontade e o compromisso pessoal adormecidos de criar, passo a passo e sem comprometer o esforço, a melhor versão de si mesmo. A qualquer momento, todos precisamos melhorar algum aspecto da vida : comida, condição e aspecto físico, trabalho ou relacionamento pessoal …

Mas geralmente escolhemos objetivos excessivamente ambiciosos . Embora geralmente seja iniciado com entusiasmo, por não serem muito concretos e difíceis de alcançar objetivos, eles são facilmente abandonados no meio do caminho ou acabam sendo adiados por falta de tempo, resultados positivos ou tédio simples.

Para que as mudanças sejam concretizadas, é importante estabelecer metas que sejam atingíveis, em vez de utópicas e inacessíveis

O que aconteceria se andássemos passo a passo, se passássemos uma semana mudando um aspecto da comida ou incorporando um exercício físico em nossa rotina; mais uma semana para melhorar um pouco do nosso ambiente de trabalho; outro, resgatar um antigo relacionamento pessoal ou trabalhar em algum aspecto de nosso interior … até completar todas as coisas nas quais não apenas nos sentimos satisfeitos?

Bem, a vida seria transformada , gradualmente e quase sem perceber, em uma realidade estimulante e criativa, naquele sonho que antes parecia impossível. Para que essas mudanças sejam concretizadas, é importante considerar objetivos sensatos e alcançáveis antes de outros utópicos e inacessíveis, por mais sedutores que sejam.

É essencial estabelecer metas concretas e, para obter melhores resultados, realizar aquelas que parecem insignificantes. Este artigo oferece algumas propostas desse tipo.

1. GESTOS SAUDÁVEIS

Comer uma dieta equilibrada é, juntamente com o exercício físico, uma das principais fontes para ganhar energia e sentir-se saudável e otimista. Deixar um estilo de vida sedentário também reforça a mudança de hábitos alimentares, ajuda a queimar calorias e toxinas e faz a vida parecer mais positiva.

Um pequeno gesto, como direcionar refeições e mesas de exercícios feitas diariamente , com nossas impressões de como nos sentimos, pode ser um bom ponto de partida para consolidar o progresso.

  • Não sobrecarregue o organismo. Você pode começar a semana com o objetivo de diminuir ou eliminar significativamente, se não for complicado, os nutrientes que são mais prejudiciais ao corpo e que tendem a abusar: açúcar, cereais refinados (pão branco, doces), pratos gordurosos , café e refrigerante. Você também pode optar por mudar a maneira de cozinhar, reduzindo frituras e cozendo no vapor ou assando.
  • Alimente com inteligência. Trata-se de encontrar hábitos positivos e estáveis ​​com uma dieta que forneça os nutrientes necessários. Uma semana pode ser gasta comendo mais frutas e legumes, pelo menos três porções diárias de frutas e duas de legumes. Os produtos de jardinagem são importantes fontes de vitaminas , minerais e possuem alto teor de fibras. Por mais uma semana, outra semana poderia ser dedicada à manutenção de uma ingestão saudável de gordura com predominância de azeite.
  • Coma com os cinco sentidos. O prazer é um dos ingredientes da felicidade e tem um componente sensorial. Graças aos sentidos, é possível apreciar conscientemente a comida. A chave é aproveitar pouco a pouco. Se você realmente gosta, é lógico não exagerar e ficar satisfeito com menos. Para que a comida saiba divinamente a cada mordida, não há nada como cuidar dos cinco sentidos: mastigar bem, saborear a comida, apreciar e observar sua textura, com calma, sem pressa, e tornar a experiência de alimentar um verdadeiro momento para nutrir e agradecer, como gesto de amor, vida, sol, sol, chuva, para a terra e para o agricultor que possibilitou que esses alimentos estivessem no nosso prato. Dessa maneira, estando mais conscientes, nos sentiremos mais saciados e menos ansiosos.
  • Ande ou pedale em um bom ritmo. É sempre aconselhável se exercitar regularmente, como caminhar em um bom ritmo por 30 minutos, andar de bicicleta, curtir o contato com a natureza, fazer yoga, ir à academia, dançar …

Essas atividades se preparam para enfrentar o dia com mais energia se forem realizadas de manhã cedo, antes do trabalho, ou para reduzir o estresse se forem praticadas após o término do trabalho.

Além de melhorar a condição física , obtém-se uma maior tonificação muscular, benefícios no sistema cardiovascular (reduz os níveis de colesterol e glicose) e, devido às endorfinas geradas, constitui um antidepressivo natural eficaz, conforme destacado pelo psiquiatra Christophe André em seu livro Los humores (Ed. Kairós).

2. RELAÇÕES MAIS POSITIVAS

A maneira de lidar com a jornada de trabalho é diferente se forem incorporados diariamente estímulos que quebram a rotina e permitem obter experiências positivas no desempenho de tarefas e relacionamentos pessoais.

  • A escolha de um caminho diferente para ir de casa para o trabalho evita previsibilidade, incentiva você a estar mais atento ao momento presente e permite conhecer novas paisagens, outras cenas do cotidiano e uma visão mais “aventureira” do dia. Dependendo da distância, você também pode tentar andar de bicicleta ou a pé, o que também inicia o dia muito mais ativo.
  • Dê o seu melhor. Começar o dia com uma atitude positiva em relação ao trabalho, ansioso pelo que é feito e executar as tarefas impecavelmente, mesmo que não seja um trabalho profissional, nos faz sentir no caminho certo. Por outro lado, ser generoso , respeitoso com os colegas de classe , evitar mal-entendidos e permanecer assertivo, ajuda a melhorar aspectos da personalidade.
  • Encontre novos incentivos. Trazer uma nova xícara de chá para trabalhar para preparar infusões, surpreender colegas com um bolo caseiro ou fazer pequenas pausas durante o dia para trocar impressões são pequenos detalhes que nos fazem sentir bem e nos permitem transmitir sentimentos positivos no ambiente de trabalho . Você também pode aproveitar o meio-dia para fugir, ler um livro interessante ou dar um passeio e relaxar com a luz do sol e as árvores em um parque próximo. O interessante é encontrar uma motivação que permita mudar sua rotina.

3. A IMPORTÂNCIA DOS OUTROS

Numerosos estudos mostraram que pessoas que têm uma importante rede de relacionamentos e que têm vidas ativas vivem mais e desfrutam de maior saúde. Por isso, e porque precisamos amar e nos sentir amados, é importante dedicar pequenos momentos para enriquecer o relacionamento com o casal , a família e os amigos, além de criar novos laços.

  • “Sem críticas” e “sem auto-reflexão” . Agustín Orea, um xamã mexicano com sede na Espanha, recomenda um exercício eficaz para conscientizar e controlar os principais inimigos de si mesmo e se relacionar com os outros: críticas e importância pessoal. Trata-se de realizar o exercício de não criticar ou criticar os outros negativamente, ou manter pensamentos repetitivos sobre alguém por três dias por semana, além de dar conselhos, mesmo que sejam construtivos. E também, por outro lado, tente por três dias não falar com os outros sobre si mesmo, sobre o que é feito ou sentido. Dessa maneira, você aprende a observar o que acontece sem julgar e a concentrar seus pensamentos e conversas em algo que transcende a importância pessoal e nos enriquece da mesma maneira.
  • Cuide dos detalhes. Toda pessoa precisa de atenção e cuidado. Qualquer um que se empolgue com as obrigações que pensam que as relações são mantidas sozinhas pode redirecionar esse hábito e dedicar um dia por semana a telefonar ou conhecer parentes ou amigos que não são vistos há muito tempo. Pode ser suficiente enviar um email pessoal para indicar que você os tem presente ou, se houver tempo disponível, preparar uma pequena surpresa ou algum detalhe. Lembre-se das datas dos aniversários ou esteja disponível quando precisar deles. São pequenos gestos que permitem que você seja ativo no futuro da vida e atento ao que acontece, portanto, mais comprometido.

4. CRESCIMENTO PESSOAL

“A vida é o que acontece enquanto fazemos outros planos”, disse John Lennon . E não deveria ser assim. Devemos sentir que avançamos e crescemos interiormente enquanto trabalhamos ou interagimos. Existem pequenos gestos que podem ser incorporados à rotina diária que nos aproximam do objetivo de nos aceitar, nos sentir felizes e em paz com o que foi alcançado e com o que foi contribuído para o mundo.

  • Desenvolva sua própria criatividade. Ter hobbies é uma fonte de alegria e felicidade e deve ser uma questão prioritária, especialmente se o trabalho não permitir que você expresse seu próprio talento completamente ou se não houver tempo suficiente para lidar com o crescimento interior. Você pode dar o primeiro passo refletindo sobre o que gostaríamos de estudar ou praticar. Os passatempos enriquecem e as possibilidades são infinitas.
  • Uma vida mais comprometida. Quando você vive uma vida de solidariedade, ela é cheia de significado e emoções positivas são experimentadas. Colaborar com uma ONG ou em um projeto social ou ambiental pode gerar uma visão mais ampla do significado da existência. Sentir-se útil e dedicar parte do seu tempo livre a outras pessoas é uma das experiências mais gratificantes para o ser humano.

As pequenas mudanças , em suma, sempre serão fruto de um despertar, de participar ativamente do que acontece conosco em diferentes níveis de nossas vidas, de prestar atenção aos eventos e de ousar ir além do comum, estabelecido e rotineiro, reinventando cada etapa e aceitando os problemas como desafios que ajudam a crescer.

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